terça-feira, 8 de setembro de 2009

A volta dos que não foram


É amigos, os velhinhos estão de volta e com força total na Fórmula 1. Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella deram um show nas últimas duas corridas. Os dois que já eram vistos como acabados para a F1, pilotaram como campeões mundiais.

O brasileiro de 37 anos fez uma corrida fantástica no GP da Europa, nas ruas de Valencia, largou bem, andou rápido quando foi preciso e ainda se valeu de um erro na McLaren de Hamilton para conquistar a sua décima vitória, a centésima de um brasileiro na F1. Lembrando que a última vitória de Rubinho foi em 2005.

Já o italiano de 36 anos, que corria na mais fraca das equipes, a Force India, fez uma pole inesperada no GP da Bélgica. Fisico também largou bem, andou até a última volta colado na traseira da Ferrari de Kimi Raikkonen e só foi ultrapassado porque o finlandes tinha o kers. Foi o primeiro pódio da Force India e o primeiro de Fisichella desde 2006. De quebra, conquistou uma vaga na Ferrari no lugar de Felipe Massa até o fim desta temporada. Com certeza ele realizou o maior de seus sonhos.

Batamos palmas para os veteranos que andaram no ritmo dos campões mundiais Raikkonen e Hamilton. Eles merecem e a experiência deles é extremamete importante.

Esta história me lembra uma ocasião parecida. Foi em 1997, quando Gerhard Berger, pilotando a Benetton fez a pole, melhor volta e venceu de maneira magistral o GP da Alemanha. Ele estava com 37 anos. Na corrida seguinte, o inglês Damon Hill, aos 36 anos pilotando a fraca Arrows largou em terceiro no GP da Hungria, passou Schumacher e Villeneuve, liderou a corrida toda, até que nas últimas voltas, o carro teve problemas, ele ficou lento na pista, acabou perdendo a vitória nas últimas voltas para Villeneuve. Chegou em segundo lugar.


Fico feliz ao ver que a experiência ainda pode render belas corridas em uma Fórmula 1 cercada de garotos. Que venha o GP da Itália.


Aproveito e lanço meu palpite para a pole position.


1 - L HAMILTON
2 - F ALONSO
3 - K RAIKKONEN
4 - A SUTIL
5 - R BARRICHELLO
6 - N HEIDFELD
7 - S VETTEL
8 - G FISICHELLA

Nenhum comentário: