terça-feira, 15 de outubro de 2013

Black Blocs

Lendo um livro descobri que os black blocs existem desde o fim dos anos 90 e já agiram em várias partes do mundo, principalmente Europa e Estados Unidos. Eles sempre usam a mesma tática de destruir tudo que tem algum símbolo capitalista como McDonalds, lojas da Nike entre outras marcas multinacionais e bancos. Eles também gostam de agir em blocos, atacando vários lugares diferentes o que dificulta a ação da polícia. Essa garotada vestida de preto se sente realizada quando vandalizam prédios do governo. Querem impor medo aos políticos.

Na grande maioria dos casos os black blocs acabam em confronto direto com a policia. Gás lacrimogênio, balas de borracha, cacetete e muita porrada.

Os black blocs usam o quebra-quebra para chamar a atenção em nome de uma causa social ou política, o grupo pretende também gerar algum prejuízo para as grandes empresas capitalistas, para eles isso não é vandalismo mas sim justiça contra todos os males provocados pelos capitalistas selvagens.

Aqui no Rio eles apareceram pela primeira vez durante a visita do presidente norte americano Barack Obama, em 2011.Na última manifestação quase todas as lojas da Cinelândia foram destruídas, até ônibus foram incendiados.

A população fluminense é quem melhor aceita os Black Blocs no Brasil até porque está cansada de ser enganada por essa cambada de políticos corruptos. Porém até que ponto vale destruir estabelecimentos públicos e privados em nome de uma causa política?
Sei que as revoluções não nascem de movimentos pacíficos mas vale se questionar se o que acontece no Rio está funcionando.

 Hoje no Rio teremos uma nova manifestação dos professores. Sabe-se lá o que irá acontecer. Agora, esse grupo de jovens vestidos de preto e máscara no rosto precisa se ligar. A opinão pública pode ficar contra eles caso continuem depredando tudo em sua volta. Empregos de pessoas comuns podem entrar em risco. Se uma loja de roupas ou celulares for totalmente danificada, o que fazer com os funcionários? Os donos vão precisar de dinheiro para o conserto e normalmente quando é preciso economizar a primeira atitude é demitir pessoal. Saber escolher bem seus integrantes é também fundamental para que a ação seja minimanente organizada e não surja surpresas desagradáveis como criminosos infiltrados.

Não adianta quebrar tudo se não tem um mínimo de inteligência e estratégia.

Nenhum comentário: