domingo, 6 de janeiro de 2008

Reforma na Glória


O bairro da Glória terá uma relíquia restaurada. O Monumento ao Centenário da Abertura dos Portos, em frente ao Hotel Glória, está sendo revitalizado e, segundo a Secretaria Municipal de Patrimônio, deve ser entregue em 28 de janeiro, data que marca os 200 anos da Abertura dos Portos às nações amigas, umas das primeiras medidas tomadas pelo príncipe regente D. João assim que chegou ao Rio.

A prefeitura estima que serão gastos R$ 400 mil no restauro. A obra incluirá reparos nas duas esculturas de bronze, nas balaustradas, nas escadarias e nas luminárias, além de recuperação da iluminação, do pavimento e do jardim do entorno. O monumento foi presenteado à cidade em 1908, nas celebrações dos cem anos da Abertura dos Portos, durante o governo do prefeito Souza Aguiar e do presidente Afonso Pena. Agora, o carioca poderá apreciar sua beleza nas comemorações do segundo centenário da chegada da Família Real.
(procurei por uma foto apenas da murada, encontrei esta com o hotel em destaque, mas dá para ver uma das estátuas)

- Mais detalhes da obra
Obra do escultor francês Eugène Bénet, inspirada nas estátuas da praça da Concórdia, de Paris. Possui 2 belas mulheres de bronze, uma representando a “Navegação” e a outra o “Comércio”, sobre pedestais de granito, têm 3m de altura, ficam a 20m uma da outra e a 7m do chão. Localizadas em frente ao Hotel Glória, na rua do Russel. Antes de existir ali o Hotel Glória, construído no início dos anos 20, lá ficava um casarão onde foi sede do ministérias das Relações Exteriores durante o Império.

Nenhum comentário: