sábado, 15 de novembro de 2008

Caramujos em Copacabana

Há mais um ano atrás editei uma matéria para a Rede TV! sobre a onda de caramujos africanos que invadiram a cidade, principalmente a Zona Oeste do Rio. Já naquela época, janeiro de 2007 já existiam casos desses nojentos bichinhos em Botafogo. Pois bem, pela primeira vez dei de cara com eles nos jardins da Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, em frente ao metrô.
Consegui observar a olho nú uns três. Um estava bem destacado e o outros dois um pouco escondidos entre as folhas.

Utilizando o mestre Google, descobri que esses caramujos provocam doenças em humanos e em alguns animais; contaminam o solo e a água; devastam plantações, hortas e jardins. Podem transmitir vermes que causam doenças neurológicas, como a meningite eosinofílica. Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país.

Esses bicinhos chegaram aqui por volta de 1988, trazidos do Leste-Nordeste da África como uma alternativa para se substitutir o escargot na culinária. É incrível, mas eles chegam a 15 centímetros de comprimento e 200 gramas de peso. Cada um equivale à meia dúzia de scargots. Só que o que era para ser uma solução virou uma dor de cabeça, pois os consumidores não apreciaram o sabor, a textura e o aspecto da carne.

Os caramujos então continuavam a se multiplicar rapidamente e a dar gastos aos seus proprietários. Sem acasalamento, segundo a Defesa Civil Municipal, cada um bota 1.200 ovos por ano. Acasalados o número dobra. Foi aí que os criadores começaram a se livrar de maneira inadequada dos bichos, soltando-os em rios, matas, terrenos baldios ou mesmo colocando-os no lixo.

A minha fonte foi uma matéria do jornal O Dia de 17/01/07. Época em que editei tal matéria.

Olha só o perigo que a população de Copacabana pode sofrer. Nesta praça brincam muitas crianças. É bem possível algum menino tentar brincar com esses bichinhos., Lembrandoo também que há duas escolas públicas bem próximas, a Alencastro Guimarães e a Dom Aquino. Alô alô autoridades!!!!

Seguem abaixo as fotos que tirei hoje à noite.



Nenhum comentário: