quinta-feira, 30 de maio de 2013

ABRA A PORTA, HAL!

Assisti pela primeira vez completo o filme '2001: Uma odisseia no espaço', de Stanley Kubrick. Os efeitos especiais são impressionantes para uma película lançada em 1968.Sei que influenciou uma geração de cinéfilos e futuros cineastas como George Lucas, James Cameron e Steven Spielberg.

O personagem mais importante do filme é o computador Hal 9000. Ele fala corretamente, comanda toda a espaçonave e afirma ser infalível. Mas aos poucos começa a cometer erros, o que leva os humanos a desconfiar dele. Hal descobre um plano para desliga-lo, a partir daí começa a reagir emocionalmente. A mania de perseguição chega ao ponto extremo e computador mata um dos tripulantes.

Nos anos sessenta acreditava-se que em 2001 o ser humano já estaria em um avançado processo de exploração espacial. Infelizmente, não chegamos nem perto disso, mas o filme acertou no que se refere (parafraseando nossa presidenta) a força que os computadores exercem na nossa vida.

Hoje não vivemos sem um. Nossos olhos estão sempre grudados a alguma tela, é o meu caso neste momento. Antes era a televisão, agora são PCs, lap tops, celulares, Ipads e outros gadgets. Achamos que nós, seres humanos mandávamos em tudo. Errado. Vivemos em uma bolha. Cercado por câmeras e computadores que um dia vão ser integrados em um único sistema. As cidades e as empresas estão agindo neste sentido. O big brother ou um grande olho vermelho sabe de tudo e vê tudo. Será onipresente, onisciente e onipotente, características que nós humanos falíveis demos a D's ou a outras divindades há milênios.

Quando vejo um computador desligar sozinho ou tomar alguma decisão sem minha autorização, penso sempre em Hal.



Em uma das cenas do filme, o astronauta Dave pede para que Hal abra a porta da espaçonave e deixe o entrar, depois de salvar um colega que Hal de maneira proposital mata, cortando seu oxigênio. Hal se recusa a abrir. Com um misto de raiva e receio, Dave consegue retornar a espaçonave e decide então desligar a máquina, exatamente como fazemos hoje.

O medo de cientistas e futuristas é a possível atitude estilo Blade Runner de robôs e computadores para com nós, humanos. Será q eles vão ter sentimentos? Será que eles podem se revoltar e virar nossos inimigos? A inteligência artificial vai realmente virar realidade? São perguntas muito loucas.

Melhor olhar para os lados antes de resetar seu computador.

ABRA A PORTA, HAL!

Uma cena de 2001, Uma Odisseia no Espaço clique  AQUI

Um comentário:

Anônimo disse...

engraçado é que abrimos essas portas, e acabamos ficando mais presos...