terça-feira, 17 de junho de 2008

Cyd Charisse e Jamelão

Nesta semana muito triste para a cultura. Dois grandes artistas se foram. Anteontem o grande intérprete Jamelão e a hoje a dançarina americana Cyd Charisse. Os dois não tem nada a ver um com o outro. Um era cantor e a outra era bailarina, um era carioca do subúrbio e a outra era americana e trabalhava em Hollywood. Um era conhecido pela voz potente e a outra pelas belas pernas. Mas por ambos tenho enorme admiração.
Jamelão era o cara. Ele foi realmente um intérprete, tanto que permanceu por mais de 50 anos como a voz da Estação Primeira de Mangueira. Nunca trocou de agremiação, hábito comum hoje. Somente o Neguinho da Beija Flor se mantém fiel a sua escola, o restos dos "puxadores" (perdão Jamelão) mais parecem com jogadores de futebol.
José Bispo Clementino dos Santos foi sem dúvida o maior intérprete de Lupicinio Rodrigues e o maior também de samba enredo. Ele soube viver bem, dentro de suas possibilidades.
Acabo de saber que um decreto publicado no Diário Oficial da prefeitura do dia de hoje (17 de junho), a área da Concentração do Desfile das Escolas de Samba do Sambódromo passa a se chamar "Área José Bispo Clementino dos Santos - Jamelão", e a estação de trem da Mangueira ganha o nome de Estação de Trem da Mangueira - Jamelão. Ele merece todas as honrarias.

Já a atriz e dançarina americana Cyd Charisse foi também incrível. Ela participou da époda de ouro de Hollywood. Os maravilhosos musicais da MGM. Charisse teve a honra de dançar ao lado Fred Astaire e de Gene Kelly em vários filmes. Ela era conhecida por suas belíssimas e longas pernas.
Particularmente, eu lembro da atriz em dois filmes. O pano esvoaçante que ela vestia no sensacional filme "Cantando na Chuva", ao lado de Gene Kelly e a dança sensual com Fred Astaired em "Roda da Fortuna".
Jamelão e Cyd Charisse. Vocês viveram bastante, merecem agora o seu descanso.
Em homenagem a esses dois grandes artistas, o blog O Aquarius vai disponibilizar duas grandes atuações dos dois. Jamelão canta "Piano da Mangueira" ao lado de Chico Buarque e Cyd Charisse dança com Gene Kelly em "Cantando na Chuva"

Jamelão



Cyd Charisse

Nenhum comentário: