No dia 16 de abril de 1889, nascia o homem que mudaria a história do cinema. Louco, perfeccionista, durão, singelo e absolutamente genial. Essas são algumas palavras nos quais podemos definir Charlie Chaplin.
Ele era e ainda é uma fonte de inspiração para todos q amam o cinema. Assistir filmes como 'Um Rei em Nova York' ou 'Tempos Modernos' nos deixa claro o quanto ele é universal e atemporal. Nesses dois exemplos vemos questões que são atuais. No prmeiro filme, a relação da mídia com as celebridades, o big brother, como qualquer pessoa se humilha por um segundo de fama e dinheiro fácil.
No segundo exemplo, observamos as relações dos empresários com os trabalhadores. As empresas não gostam e desprezam seus empregados. Quanto mais mecânico melhor. Quanto mais barato for o trabalhador melhor. Todo o tipo de crueldade é feita para obtenção do lucro.
Chaplin foi o primeiro artista a ver que Adolf Hitler era uma ameaça ao mundo, tanto que o ridicularizou no filme 'O Grande Ditador'.
O inglês era um carrasco como diretor, mas como ator era leve e singelo. 'Monsieur Verdoux 'é um exemplo de sua genialidade atuando. Por incrível que pareça, ele desprezava os filmes falados e não aceitava que esse era o futuro do cinema. Para ele, os filmes seriam eternamente mudos, mas soube transitar bem pelos dois estilos.
A cada filme vejo uma relação com o que passava no momento. É sempre legal assistir ao filme junto com sua biografia.
Chaplin para Sempre
Link para assistir O grande ditador completo http://www.youtube.com/watch?v=LfbTYhX6Dqs
Nenhum comentário:
Postar um comentário