quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pensamentos soltos - capitalismo

A morte de Margareth Tchatcher abriu uma lacuna estranha. Ela e o presidente americano Ronald Reagan destruiram o Estado de bem estar social conquistado após a 2ª Guerra Mundial. Os dois, durante os anos 80 desrregularizaram a economia e contribuiram para o crescimento do capitalismo selvagem. O resultado? Gerou uma crise econômica monstra pior que o crash de 1929. As consequencias dessa crise só foram debeladas com a guerra de 1939-45, quando as fábricas voltaram a funcionar direcionando suas produções para equipamentos bélicos.

Estamos assistindo o mundo se encaminhar para uma nova guerra. Não temos mais um alemão de bigodinho estranho, mas sim um moleque oriental gordinho. Um queria dominar o mundo e o outro explodir tudo. A história parece se repetir. A Coreia do Norte é a Alemanha Nazista de ontem?

O capitalismo selvagem só maltratou as pessoas. Estamos cada vez mais loucos, pragmáticos, competitivos e individualistas. Nunca destruimos tanto a natureza e a mente humana. Precisamos de uma guerra para mudar o mundo?

Nenhum comentário: